quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

I FESTIVAL DE DANÇA, TEATRO E MÚSICA DA E.E. PROFESSOR PEDRO SILVA












Foi realizado no dia 04 de dezembro de 2010, na escola E.E. Professor Pedro Silva, o I Festival de Dança, Teatro e Música, que foi organizado pelas professoras Rosângela Paiva Cunha Santos de Educação Física e Professora Dirce Mendes Araújo de Educação Artística, com a colaboração dos demais professores. Os alunos  ensaiaram e preparam as apresentações que foram muito apreciadas pelo público presente. As apresentações foram as seguintes: Peças Teatrais: “O Rato”, “A Semente da Verdade”, “Uma escola em 2 fases”, Expressão Corporal: “Aos olhos do Pai” em Homenagem as merendeiras da escola, a Diretora Sra. Izaura Madureira Gama realizou a entrega dos Certificados da Olimpíada de Astronomia, Entrega das Medalhas de 1º lugar nos jogos Interclasses 2010, Entrega dos prêmios “Trovadores de Taubaté”, logo após houve apresentação das danças: Capoeira e maculelê, Anos 60, Axé, Forró, Psy e Pop Internacional. O Festival encerrou com um Desfile de Modas:  Roupas dos anos 60, Atual e de Reciclagem. O Festival envolveu toda a equipe e comunidade escolar num clima de festa, onde a solidariedade e companheirismo se fizeram presentes. A aprendizagem se deu de forma concreta e prazerosa. Parabéns a todos os alunos e a equipe escolar.

CARTAS PARA "PAPAI NOEL"

O Natal é uma época de união, solidariedade, fraternidade e amor... e para desenvolver maiores habilidades de leitura e escrita nos nossos alunos do Ensino Fundamental, as Profªs. Fabiana Almeida Pereira Costa, Maria dos Anjos Moreira Oliveira e Simone Aparecida da Silva Ramos de Língua Portuguesa e a Coordenadora do Ensino Fundamental Arani Ivanowsky de Jesus Cruz, realizaram o Projeto: “Cartas para Papai Noel” .


Os alunos escreveram uma carta para Papai Noel colocando seus desejos e sonhos, falando sobre seus perfis e suas famílias. A equipe docente num esforço conjunto distribuiu as cartas para adoção entre seus próprios familiares e amigos que gentilmente colaboraram com este Natal solidário. A entrega dos presentes aconteceu no dia 15 de dezembro e foi um sucesso, com muita emoção e alegria. Agradecemos a Direção pela colaboração, a todos nossos professores, a equipe da Oficina Pedagógica e da Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba pelo carinho e solidariedade com que atenderam tantas cartinhas. Agradecemos as mãos que se estenderam dando benção de carinho. Da mais alta à mais singela. Em que o céu se nos revela. Nos companheiros do bem. Agradecemos o ensejo de renovar a esperança. Na construção do futuro, pelas bênçãos de amor puro, por tudo que enviastes. Agradecemos Senhor, a paz que nos felicita, na sementeira bendita, do campo renovador. Feliz Natal e um Ano Novo abençoado. Arani












sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PROJETO DE MOBILIZAÇÃO PELO RESGATE ESCOLAR




A E.E. Professor Pedro Silva recebeu a Professora Mediadora Cleonice Aparecida Nunes que está desenvolvendo um trabalho de resgate escolar, através de várias ações e projetos que já mostra resultados positivos e eficazes, dos quais destacamos o “Projeto de Mobilização pelo Resgate Escolar”, com visitações aos lares para conscientização das famílias e a aproximação dos pais em parceria com a escola. Uma das ações da Professora Mediadora aconteceu no dia 27 de novembro com o evento “Agentes do Bem”, que mobilizou toda a equipe escolar e a comunidade do entorno da escola. O evento de cunho social contou com a presença de médicos, psicóloga, reflexoterapeuta, dentista, exames preventivos, oficinas de artesanato e corte de cabelo.  A Profª Cleonice destaca a importância de alunos como Jovens Protagonistas no resgate da auto-estima e da corporificação de pertencimento a escola, tornando-os multiplicadores que auxiliam na preservação do patrimônio, melhoria da disciplina e cumprimento das regras de convivência, vindo somar no que tange ao aconselhamento aos alunos com problemas das mais variadas matizes. A mediadora realiza atividades direcionadas a mudança de comportamento, tais como: respeito ao próximo e as regras escolares, postura ética, cidadania, preservação do meio ambiente e do patrimônio, hábitos de estudo e ações preventivas de combate as drogas e gravidez precoce. As atividades desenvolvidas desencadearam a apresentação de uma peça Teatral “ Uma escola em duas fases” encenada pelos alunos multiplicadores e um Fórum com os mesmos.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Professoras da E.E. Pedro Silva na 29ª Bienal de São Paulo








     A Bienal como lugar de articulação do novo, com múltiplas linguagens, mesclando culturas eruditas e de massa, onde os curadores criaram ambientes convidativos à crítica, abriu espaços relacionais entre o público e as artes, dando oportunidade à todos os professores especialistas da área de Arte, de reflexão e aproximação da arte contemporânea, criando um exercício de compreensão do próprio trabalho docente e um posicionamento crítico em relação as tendências metodológicas mais recorrentes. Participaram desta aula presencial , no dia 27 de novembro as professoras desta escola: Lucimar Bicudo, Ana Cláudia do Prado Leite e a Coordenadora do Ensino Fundamental Arani Ivanowsky de Jesus Cruz, juntamente com as professoras da região e a nossa PCOP de Arte: Nélif Aparecida Gonçalves. Vemos que o mundo mudou e a arte é a via de comunicação mais curta e direta entre os países. O estranhamento faz-nos refletir ao proporcionar uma quebra de expectativa, embora a obra dialogue com o espaço expositivo e nos remeta ao que nossos olhos estão acostumados a ver: rigorosos padrões de beleza, moda e publicidade, chegando-se a propalar “isso não é arte”. A 29ª Bienal preenche um espaço da maior importância para a melhoria do nível cultural da população brasileira, onde se faz necessária disposição, desconfiança das aparências mais imediatas, apuração do olhar e de outros sentidos, e saber lidar com a frustração da ausência de respostas, pois os artistas atuam por vários caminhos, reais e virtuais, e fazem emergir linguagens que rompem o discurso tradicional, desenvolvendo-se sob as mais diversas formas poéticas, onde o multiculturalismo opera em escala global, atravessa fronteiras, integra comunidades e organizações, influenciando a produção artística.Parabenizo os organizadores desta plataforma, que nos trouxe tanto enriquecimento cultural.