quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

I FESTIVAL DE DANÇA, TEATRO E MÚSICA DA E.E. PROFESSOR PEDRO SILVA












Foi realizado no dia 04 de dezembro de 2010, na escola E.E. Professor Pedro Silva, o I Festival de Dança, Teatro e Música, que foi organizado pelas professoras Rosângela Paiva Cunha Santos de Educação Física e Professora Dirce Mendes Araújo de Educação Artística, com a colaboração dos demais professores. Os alunos  ensaiaram e preparam as apresentações que foram muito apreciadas pelo público presente. As apresentações foram as seguintes: Peças Teatrais: “O Rato”, “A Semente da Verdade”, “Uma escola em 2 fases”, Expressão Corporal: “Aos olhos do Pai” em Homenagem as merendeiras da escola, a Diretora Sra. Izaura Madureira Gama realizou a entrega dos Certificados da Olimpíada de Astronomia, Entrega das Medalhas de 1º lugar nos jogos Interclasses 2010, Entrega dos prêmios “Trovadores de Taubaté”, logo após houve apresentação das danças: Capoeira e maculelê, Anos 60, Axé, Forró, Psy e Pop Internacional. O Festival encerrou com um Desfile de Modas:  Roupas dos anos 60, Atual e de Reciclagem. O Festival envolveu toda a equipe e comunidade escolar num clima de festa, onde a solidariedade e companheirismo se fizeram presentes. A aprendizagem se deu de forma concreta e prazerosa. Parabéns a todos os alunos e a equipe escolar.

CARTAS PARA "PAPAI NOEL"

O Natal é uma época de união, solidariedade, fraternidade e amor... e para desenvolver maiores habilidades de leitura e escrita nos nossos alunos do Ensino Fundamental, as Profªs. Fabiana Almeida Pereira Costa, Maria dos Anjos Moreira Oliveira e Simone Aparecida da Silva Ramos de Língua Portuguesa e a Coordenadora do Ensino Fundamental Arani Ivanowsky de Jesus Cruz, realizaram o Projeto: “Cartas para Papai Noel” .


Os alunos escreveram uma carta para Papai Noel colocando seus desejos e sonhos, falando sobre seus perfis e suas famílias. A equipe docente num esforço conjunto distribuiu as cartas para adoção entre seus próprios familiares e amigos que gentilmente colaboraram com este Natal solidário. A entrega dos presentes aconteceu no dia 15 de dezembro e foi um sucesso, com muita emoção e alegria. Agradecemos a Direção pela colaboração, a todos nossos professores, a equipe da Oficina Pedagógica e da Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba pelo carinho e solidariedade com que atenderam tantas cartinhas. Agradecemos as mãos que se estenderam dando benção de carinho. Da mais alta à mais singela. Em que o céu se nos revela. Nos companheiros do bem. Agradecemos o ensejo de renovar a esperança. Na construção do futuro, pelas bênçãos de amor puro, por tudo que enviastes. Agradecemos Senhor, a paz que nos felicita, na sementeira bendita, do campo renovador. Feliz Natal e um Ano Novo abençoado. Arani












sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PROJETO DE MOBILIZAÇÃO PELO RESGATE ESCOLAR




A E.E. Professor Pedro Silva recebeu a Professora Mediadora Cleonice Aparecida Nunes que está desenvolvendo um trabalho de resgate escolar, através de várias ações e projetos que já mostra resultados positivos e eficazes, dos quais destacamos o “Projeto de Mobilização pelo Resgate Escolar”, com visitações aos lares para conscientização das famílias e a aproximação dos pais em parceria com a escola. Uma das ações da Professora Mediadora aconteceu no dia 27 de novembro com o evento “Agentes do Bem”, que mobilizou toda a equipe escolar e a comunidade do entorno da escola. O evento de cunho social contou com a presença de médicos, psicóloga, reflexoterapeuta, dentista, exames preventivos, oficinas de artesanato e corte de cabelo.  A Profª Cleonice destaca a importância de alunos como Jovens Protagonistas no resgate da auto-estima e da corporificação de pertencimento a escola, tornando-os multiplicadores que auxiliam na preservação do patrimônio, melhoria da disciplina e cumprimento das regras de convivência, vindo somar no que tange ao aconselhamento aos alunos com problemas das mais variadas matizes. A mediadora realiza atividades direcionadas a mudança de comportamento, tais como: respeito ao próximo e as regras escolares, postura ética, cidadania, preservação do meio ambiente e do patrimônio, hábitos de estudo e ações preventivas de combate as drogas e gravidez precoce. As atividades desenvolvidas desencadearam a apresentação de uma peça Teatral “ Uma escola em duas fases” encenada pelos alunos multiplicadores e um Fórum com os mesmos.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Professoras da E.E. Pedro Silva na 29ª Bienal de São Paulo








     A Bienal como lugar de articulação do novo, com múltiplas linguagens, mesclando culturas eruditas e de massa, onde os curadores criaram ambientes convidativos à crítica, abriu espaços relacionais entre o público e as artes, dando oportunidade à todos os professores especialistas da área de Arte, de reflexão e aproximação da arte contemporânea, criando um exercício de compreensão do próprio trabalho docente e um posicionamento crítico em relação as tendências metodológicas mais recorrentes. Participaram desta aula presencial , no dia 27 de novembro as professoras desta escola: Lucimar Bicudo, Ana Cláudia do Prado Leite e a Coordenadora do Ensino Fundamental Arani Ivanowsky de Jesus Cruz, juntamente com as professoras da região e a nossa PCOP de Arte: Nélif Aparecida Gonçalves. Vemos que o mundo mudou e a arte é a via de comunicação mais curta e direta entre os países. O estranhamento faz-nos refletir ao proporcionar uma quebra de expectativa, embora a obra dialogue com o espaço expositivo e nos remeta ao que nossos olhos estão acostumados a ver: rigorosos padrões de beleza, moda e publicidade, chegando-se a propalar “isso não é arte”. A 29ª Bienal preenche um espaço da maior importância para a melhoria do nível cultural da população brasileira, onde se faz necessária disposição, desconfiança das aparências mais imediatas, apuração do olhar e de outros sentidos, e saber lidar com a frustração da ausência de respostas, pois os artistas atuam por vários caminhos, reais e virtuais, e fazem emergir linguagens que rompem o discurso tradicional, desenvolvendo-se sob as mais diversas formas poéticas, onde o multiculturalismo opera em escala global, atravessa fronteiras, integra comunidades e organizações, influenciando a produção artística.Parabenizo os organizadores desta plataforma, que nos trouxe tanto enriquecimento cultural.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA DA BANDEIRA E DA CONSCIÊNCIA NEGRA
















Neste dia 19 de novembro, a escola comemorou o Dia da Bandeira, onde os alunos cantaram o Hino Nacional, e a aluna Rebeca da 8ª série "A" fez uma leitura sobre a Bandeira Nacional como símbolo da Pátria, sobre o respeito e civismo. Também foi comemorado o Dia da Consciência Negra, onde a Professora de Arte, Dirce Mendes Araújo Santos ensaiou um jogral com os alunos das 8ª séries: A, B e C: Gabriela Milene, Alisson, Gabriel Augusto, Laurice, Rebeca, Gabriel, Bianca, Patrick e Guilherme que apresentaram o seguinte poema: Consciência Negra - Sou negro sim - Minha identidade confirma! Negar por quê? A minha identidade confirma! - Sou negro como a lama, que protege as ostras, que geram finas pérolas. - Sou negro que através das gerações livrou-se de correntes e chibatas. - Sou negro como seus olhos, que enxergam de frente o brilho da vida. - Sou negro como a noite, que trás o sono e o repouso na esperança de um dia melhor. - Sou negro sim! Por que negar-se, a minha identidade confirma! Por isso serei sempre simplesmente negro. (autor desconhecido)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Professoras da E.E. Prof. Pedro Silva vão ao Teatro
















No dia 06 de novembro as professoras: Lucimar, Lia, Ana Cláudia e a Coordenadora Arani, estiveram em São Paulo, no Teatro Imprensa, onde assistiram a peça "O poeta e as Andorinhas" de Paulo Ribeiro, baseado na obra de Oscar Wilde. A peça faz parte de um projeto que nasceu da prática de encenações teatrais destinadas a um público escolar, ligando educação e arte, com o compromisso de fornecer subsídios culturais e incentivar o conhecimento crítico e criador da literatura e da dramaturgia. Composto por encenações de textos literários, conjugadas com Oficinas Artístico-pedagógicas sobre os conteúdos das mesmas e sobre técnicas teatrais, este Projeto une o "dizer sobre" da Literatura ao "mostrar como" do Teatro, a fim de associar metalinguagem e linguagem, intelecção e emoção, conhecimento teórico e percepção sensível, lógica e criação, lucidez e magia, numa experiência que seja, simultaneamente, artística e educacional. A oportunidade de assistir esta peça foi concebida através do Curso de Apoio ao Currículo de Arte, ministrado pela Professora Nélif, PCOP da Oficina Pedagógica de Pindamonhangaba.

CARTÕES POSTAIS











Produção de Cartões Postais




A Professora Maria dos Anjos, de Leitura e Produção de Textos realizou a atividade de confecção de cartões postais com os alunos das 6ªs séries do Ensino Fundamental e obteve êxito no comprometimento dos alunos, desenvolvendo habilidades artísticas e literárias nas produções do gênero.